quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Tudo pelo tri



Piloto da Ferrari desde 2010, Fernando Alonso mantém o sonho de conquistar pela terceira vez o título de campeão mundial de Fórmula 1, igualando-se à lendas do automobilismo como Ayrton Senna, Nelson Piquet, Niki Lauda, Jack Brabham e Jackie Stewart. Porém, o asturiano não obteve o sucesso esperado na escuderia italiana, na qual disputou cinco temporadas, contando com a atual. Bicampeão com a Renault em 2005 e 2006, o espanhol conquistou três vice-campeonatos pela Ferrari: 2010, 2012 e 2013, sendo que nas temporadas de 2010 e 2012, disputou o título até a última corrida do campeonato.

Apesar de ter conquistado o vice-campeonato, a última temporada foi um desastre para Alonso, que venceu apenas duas corridas no ano, China e Espanha, ambas na primeira metade temporada, o que demostrou a fragilidade da Ferrari no desenvolvimento de seu carro ao longo do campeonato. Em contrapartida, Sebastian Vettel conquistou o título subindo treze vezes no lugar mais alto do pódio, com nove vitórias nas últimas nove provas da temporada.

A temporada atual está sendo a pior da Ferrari desde que o espanhol chegou à equipe. Os italianos brigam com a Williams pelo quarto lugar no campeonato de construtores e o melhor resultado da temporada foi o segundo lugar de Alonso no Grande Prêmio da Hungria. E o cenário para o futuro não é dos mais animadores. Marco Mattiacci, chefe da Ferrari, disse que a equipe possui um projeto de reestruturação de três anos para voltar a vencer, mas Fernando Alonso já está com 33 anos de idade e parece não ter mais paciência para esperar pelo tão aguardado terceiro título de campeão mundial na equipe italiana.

Os rumores indicam que o espanhol deve se transferir para a McLaren na próxima temporada, que contará com os motores da Honda, combinação que fez muito sucesso no passado com Ayrton Senna e Alain Prost na escuderia inglesa. Outro rumor defende que Alonso estava sondando a Mercedes em busca de uma troca com o inglês Lewis Hamilton, o que teria deixado os dirigentes da Ferrari muito incomodados a ponto de decidirem romper com o bicampeão. No entanto, esse último rumor parece não ter fundamento pois Hamilton tem contrato até o fim do ano que vem e não há motivos para sair da equipe alemã nessa temporada. O brasileiro Felipe Massa deu uma declaração afirmando que a vontade do espanhol é mesmo se transferir para a Mercedes, assim, Alonso usaria a temporada de 2015 na McLaren como uma ponte para se transferir no ano seguinte, rumo à equipe alemã.

O fato é que Fernando Alonso está mesmo decidido a fazer de tudo para estar no melhor carro do grid com o objetivo de conquistar o seu tricampeonato. Nos anos de Ferrari o espanhol nunca teve um carro suficientemente bom para conquistar o título e os bons resultados conquistados nos últimos anos foram em decorrência muito mais de sua habilidade como piloto do que pelo trabalho da equipe. O que resta agora é aguardar para ver qual será o destino de Alonso e se a sua próxima equipe irá oferecer um carro à altura do seu talento.