quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

A Nova Fórmula 1

A pré-temporada de 2014 da Fórmula 1 começou nessa terça-feira, (28) com os treinos no circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha. Como era de se esperar, algumas novidades foram apresentadas nesses primeiros dias de teste - que serão encerrados nesta sexta (31).

O regulamento para essa temporada foi fortemente modificado, a começar pela substituição dos motores V8 de 2.4 litros aspirados pelos motores V6 turbo de 1.6 litros. Outra grande modificação é a diminuição da altura dos bicos em relação ao solo, que antes era de 550 mm e com o novo regulamento passa para 180 mm.

Muitas modificações no regulamento da Fórmula 1 são muito questionáveis, porém as modificações para esse ano têm fundamento. A substituição dos motores aspirados pelos motores turbo faz parte de várias ideias para tornar a Fórmula 1 mais "verde", pois os motores turbo são bem mais econômicos. Muitas pessoas podem se perguntar: "Então por que os motores turbo não eram utilizados?". Na verdade, os motores turbo foram utilizados pela primeira vez em 1977 pela Renault, com o RS01. O Brasil teve o primeiro campeão da chamada Era Turbo, em 1983, com Nelson Piquet e também o último, com Ayrton Senna, em 1988. Os motores turbo tinham um potência bem maior em relação aos aspirados, porém eles eram muito difíceis de guiar em razão dessa imensa potência e também por ser mais imprevisível, causando muitos acidentes. A morte do italiano Elio De Angelis foi o marco final na Era Turbo em 1988. De lá pra cá apenas os motores aspirados foram utilizados. Porém, com os avanços tecnológicos, os motores turbo voltarão às pistas depois de 26 anos, dessa vez sem oferecer riscos à segurança dos pilotos.

Em relação à diminuição da altura dos bicos, a explicação é que em uma batida frontal, o bico mais alto poderia atingir o capacete dos pilotos e causar sérios danos na cabeça. Outra explicação para o rebaixamento do bico é evitar com que os carros se transformem em aviões a saiam decolando literalmente pela pista como aconteceu com Mark Webber em 2010:                                                                                                         
Essa modificação nos bicos gerou um imenso rebuliço por grande parte dos fãs, que acharam o design dos carros extremamente feio. Isso ocorre porque, com a diminuição dos bicos, os carros perdem downforce, prejudicando a aerodinâmica. Para solucionar esse problema no fluxo de ar, os engenheiros criaram uma projeção na ponta dos bicos que desagradou, e muito os fãs de F-1:



                                       

Ferrari e Mercedes foram as exceções e não compartilharam dessa ideia, ao contrário da maioria das equipes, que adotaram esse "nariz" na ponta do bico. Se por um lado os carros ficaram mais feios, por outro lado podemos esperar um campeonato mais equilibrado e emocionante diante das novidades no regulamento desse ano, ao invés das corridas sonolentas das últimas temporadas, onde Sebastian Vettel vencia sem o mínimo esforço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário